sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A Primavera Árabe em Perspectiva

Créditos: AFP/STR
Primavera Árabe foi o termo dado à série de movimentos populares contra governos ditatoriais e de caráteres antidemocráticos que eclodiram ao redor de todo o mundo Árabe em 2011, a raiz de tais eventos sendo as péssimas condições de vida da população destes países, onde se sofria constantemente com crises econômicas e os baixos índices de desenvolvimento humano.

A fagulha que deu início a Primavera Árabe foi a chamada ‘’Revolução de Jasmim’’, uma onda de protestos na Tunísia logo após o suicídio do feirante Mohamed Bouazizi, que ateou fogo em si mesmo como um ato de desespero contra as condições em que a população tunisiana se encontrava. A ação gerou ondas de revolta extrema, conseguindo mobilizar milhares as ruas, pressionando o então presidente Zine al-Abidine Ben Ali a deixar o poder que ele detinha há mais de 20 anos. Os protestos seguiram para o Egito, onde também houve a derrubada do então presidente, Hosni Mubarak, que estava no cargo desde 1981. Logo após a revolução atingiu a Líbia, eclodindo em uma série de conflitos que levaram a morte do ditador Muammar Khadafi, sendo ele o líder da mais longa ditadura do mundo árabe, completando 42 anos no poder quando foi morto por apoiadores do novo regime.

domingo, 11 de outubro de 2015

O Papel das Missões de Paz na Resolução de Conflitos

Leonardo de Araujo Lemos
Melissa Alves Santos
Renan Augusto Ferreira de Lima



Conflitos de natureza política, cultural, social, econômicos. Muitas são as motivações por trás das contendas estabelecidas entre Estados, etnias e os mais variados grupos sociais. Mas, como a atuação de instituições podem se desenvolver diante da eclosão e profusão de atividades nocivas aos seres humanos? Por meio deste artigo será possível esclarecer questões substanciais, visando apresentar as atitudes perpetradas por instituições, cuja responsabilidade se debruça sobre a transformação dos conflitos mundiais. 


A Resolução de Conflitos é considerada um campo de estudos, tanto quanto um modelo de metodologia, cujo objetivo é encerrar conflitos, gerando uma paz duradoura. As estratégias utilizadas em seu contexto buscam extinguir quaisquer tipos de animosidades, ou ao menos minimizá-las, de tal forma que seja possível o impedimento à continuação da promoção de violência pelas partes envolvidas na contenda (JEONG, 2010).

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Crise migratória: Um breve panorama

Um dos temas que tem mostrado bastante protagonismo nas agendas de discussão em diversos canais da mídia trata-se dos refugiados, embora essa seja uma problemática recorrente a algumas décadas. Dessa forma, o projeto Peacebulding procura abordar o assunto por meio de um foco de análise de conflitos através de uma ótica não-tradicional, afastando-se das abordagens que tratam apenas dos fatores militares, mas também dando ênfase à segurança de cada indivíduo. 

Refugiados sírios esperam cruzar a fronteira
 que separa o seu país da Turquia.